No marketing atual é mais do que necessário ter uma identidade de marca autêntica e forte que gere identificação e transmita confiança. As pessoas buscam, cada vez mais, por marcas inovadoras, empáticas e que tenham uma mensagem clara sobre o que são e fazem.
Quando paramos para pensar no hoje, a exposição das marcas é enorme. Então, mais do que resolver problemas, é preciso ser coerente e saber como conquistar o seu público, além de trabalhar muito bem a forma de se mostrar para ele.
Quer entender como fazer isso? A gente te conta aqui!
Identidade de marca: o que é isso?
A identidade de marca nada mais é do que a forma como ela é representada nas mais diversas comunicações, seguindo uma linha visual coerente e uma linguagem concisa. Lembrando que ambas devem se manter alinhadas com o propósito, os valores e a personalidade da marca.
Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. A marca não é aquilo que você diz que é. É aquilo que eles dizem que é. Marty Neumeier, the Brand Gap
Sabe aquele M enorme que você vê por aí e pensa automaticamente “Mc Donald’s”? A tal da identidade é isso! Quando sua mente se conecta diretamente com a lembrança e você tem total certeza do que aquilo representa. O Mc Donald’s trabalhou tão bem isso ao longo dos anos, que todos somos capazes de reconhecê-lo de pronto.
A identidade para uma marca é essencial na busca pelo reconhecimento, já que é ela que se mostrará para as pessoas. Ela é a roupa, o cabelo e o sapato, enfim, o estilo que o seu negócio escolheu para usar.
Como definir a sua identidade?
Por mais que possa ser claro na sua mente como a identidade do seu negócio deve ser, é importante se atentar a alguns passos práticos, que ajudem na definição de uma identidade clara.
Os valores e a história que você quer contar: sabe aquela pergunta “Quem é você na fila do pão?”. Ela pode parecer boba e corriqueira, mas por trás disso tem duas perguntas essenciais que são: “Qual é a sua história até aqui? Qual a sua importância?”. Por isso, é essencial que você defina os valores da sua empresa e trabalhe a história a ser contada ao seu público, pois é através desses dois pontos que ele chegará até você e criará um vínculo.
Voz, tom e verbalização: se você nunca parou para pensar na personalidade da sua marca, esse é um dos momentos. Como se expressar? Qual é a melhor forma de falar com o meu público? Será que o melhor é ser formal ou informal? Essa conversa deve gerar quais emoções? Trabalhar com estas e outras questões te ajudará a compreender qual o tom de voz a ser utilizado, assim como a atitude e a essência da sua fala.
O poder do design estratégico: pensar em como a sua marca vai apresentar é a chave para que as pessoas lembrem sempre dela. Logotipo, cores, fontes, elementos, entre outros, devem ser trabalhados seguindo estratégia, história e personalidade. Um bom design te expõe para o mundo.
Mercado de atuação e o impacto no negócio
A concorrência está aí e você precisa se diferenciar e sair à frente para ter o destaque que busca. A identidade visual vem como uma parceira estratégica, que impacta em 04 pontos principais: segmentação de mercado, consistência de marca, valor e fidelidade do consumidor.
Quando um cliente entra em contato com a sua marca, a primeira coisa que ele identifica é o seu ramo de atuação. Depois, ele vai entender como é o seu serviço, como funciona a entrega, a satisfação dos seus atuais consumidores e, através disso, entender o valor agregado, ao perceber o quanto sua marca é confiável. Por último, ele vai testar o seu trabalho e, se gostar, continuará com o vínculo, tornando-se fiel à sua marca.
Mas, seu público só encontrará o seu negócio e percorrerá o caminho acima, se a identidade estiver presente. Então, apareça!
A identidade de marca é o seu cartão de visita, a lembrança fácil e o encontro da estratégia com o propósito. É elevar tudo o que o seu negócio fez e conquistou até o momento, e a proposição do que ele ainda será no futuro.
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