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  • Foto do escritorRafaella Teixeira Guita

A importância do design na estratégia de marca

O termo design vem se transformando de alguns anos para cá. Hoje, ele é, para as marcas, não só um conceito, mas parte de um processo que tem como objetivo gerar valor.


Quando um negócio começa a trabalhar o design, ele entende o quanto isso irá diferenciá-lo perante a concorrência. Ou seja, se tornar memorável é uma necessidade e uma estratégia que funcionam muito bem juntas.


Mas, e aí, você sabe como inserir o design na sua estratégia de marca?



O que é design estratégico?


O design estratégico é um termo ligado à criação de marca, produto e/ou serviço, olhando para o presente e pensando no futuro da experiência do consumidor. Ele é visto como uma inovação, tendo posição de destaque na comunicação e tornando sua imagem única e fácil de buscar na memória.


“O que você sabe não tem valor. O valor está no que você faz com o que sabe” – Bruce Lee.

Quer entender melhor esse conceito? Quando sua empresa precisar de digital branding, não dá somente para escolher cores, layout e redes, você precisará de todo um estudo de objetivos e da persona que você quer atingir.




Então, atenção: design estratégico é potencializar a criação e fortalecer processos!


Ele fará a sua marca e/ou serviço serem percebidos através de um planejamento muito bem traçado e uma experiência diferenciada! E é dessa maneira que público conseguirá enxergar o valor do que o seu negócio oferece, suas soluções e o que ele realmente é e tem por essência.


Como medir a eficácia do design para sua marca?


Nesse momento, você já percebe que o design é muito importante para alcançar seus objetivos, certo? Então, dá uma olhada em alguns resultados nos quais ele pode ser um grande aliado:


  • Identidade visual forte: quando as pessoas veem alguma comunicação da sua marca, identificam ela logo de cara, pois soube se diferenciar das demais.

  • Comunicação com valor percebido: o seu público em potencial entende a mensagem do seu negócio, o que ele faz, oferece e quais são os benefícios que tem.

  • Aumento nas vendas/market share: o seu negócio começa a crescer e aumenta a sua participação no mercado em que atua.



Aqui temos 03 exemplos principais, mas é bom lembrar que o design também influencia na experiência que as pessoas tem com a sua marca, assim como pode ser um guia de como elas podem e/ou devem interagir, através da usabilidade e conveniência, muito presentes no UX Design (link referência).


Aquele segredo extra para sua marca nunca mais esquecer!


design e estratégia de marca
O design e a estratégia de marca são grandes aliados dos objetivos do seu negócio.

O design estratégico sempre vai estar focado em dois pontos:

  1. Atender às necessidades das pessoas;

  2. Estar alinhado aos objetivos da marca.


Ou seja, ele vai ter que tornar o produto e/ou serviço desejável, com soluções que sejam praticáveis e viáveis para que o negócio se torne quem deseja ser.


Por fim, é preciso entender que assim como a estratégia deve ser muito bem pensada, o design também! É ele que está envolvido no seu processo de visibilidade, mudança e autenticidade.


design e estratégia de marca

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